Estudo Comprova: Doar Traz Felicidade

172824-chocolate-heart-of-chocolate

Você sabia que quando você faz uma doação para ajudar uma instituição ou alguém, o seu cérebro reage de forma muito parecida de quando você está comendo chocolate? É verdade!

Graças a uma tecnologia chamada fMRI, que mede e mapeia as atividades do cérebro, um Estudo de Harvard detectou que quando uma pessoa doa para alguma causa que acredita, a região do mesencéfalo se ilumina.

Mas o que é o “mesencéfalo”? É a área do cérebro responsável pelos nossos desejos (chocolate, por exemplo) e recompensas de prazer. Isso mostra a ligação entre doação e prazer. Incrível, né?

Esta resposta de recompensa ou prazer é a razão fisiológica por trás do sentimento gostoso de satisfação, misturado com “coração quentinho” que temos quando doamos. Isso também explica porque muitas pessoas preferem dar do que receber presentes, por exemplo.

De acordo com os pesquisadores* gastar dinheiro com os outros ou com doações para ações e projetos sociais dá mais prazer do que gastar dinheiro consigo próprio.

SP Philippines Dec 2013
Crianças Filipinas recebendo tênis de presente 🙂

Depois de descobrir que pessoas que gastam a maior parte da renda com gastos pró-social (presentes e doações para a caridade) do que com gastos pessoais se dizem “mais felizes”, os pesquisadores decidiram fazer um experimento real.

De forma aleatória, pessoas foram colocadas em quatro grupos que tinham: $5 para gastar com si mesmo, $20 com si mesmo, $5 com os outros e $20 com os outros.

Aqueles que gastaram $5 ou $20 com os outros relataram estar muito mais felizes, enquanto aqueles que gastaram dinheiro para si mesmos não mostraram nenhuma mudança na felicidade.

Vale notar que o grupo que gastou $5 foi tão feliz quanto o que gastou $20 com os outros, mostrando que a felicidade que temos em doar não está diretamente ligada ao quanto doamos, mas sim ao fato de simplesmente doarmos.

Ou seja, DOAR NOS TRAZ FELICIDADE e prazer. E precisa de mais do que uma pesquisa científica para comprovar isso? Acho que só experimentando pra saber… 🙂

#Click2Giv #DoaçãoDoBem #Solidariedade #Felicidade #Generosidade #Dinheiro #Doação #EstudoHarvard #CausaSocial

*Dunn, Elizabeth W.; Aknin, Lara B.; Norton, Michael Irwin

Fontes: Hunffington Post , Livro: Science of Giving, Estudo de Harvard

2 comentários em “Estudo Comprova: Doar Traz Felicidade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s